RFID

A tecnologia de RFID (radio frequency identification – identificação por radiofreqüência) nada mais é do que um termo genérico para as tecnologias que utilizam a freqüência de rádio para captura de dados. Por isso existem diversos métodos de identificação, mas o mais comum é armazenar um número de série que identifique uma pessoa ou um objeto, ou outra informação, em um microchip. Tal tecnologia permite a captura automática de dados, para identificação de objetos com dispositivos eletrônicos, conhecidos como etiquetas eletrônicas, tags, RF tags ou transponders, que emitem sinais de radiofreqüência para leitores que captam estas informações. Ela existe desde a década de 40 e veio para complementar a tecnologia de código de barras, bastante difundida no mundo.

A sua principal função hoje não é simplesmente substituir o código de barras, pois ela é uma tecnologia de transformação que pode ajudar a reduzir desperdício, limitar roubos, gerir inventários, simplificar a logística e aumentar a produtividade. Uma das maiores vantagens dos sistemas baseados em RFID é o fato de permitir a codificação em ambientes hostis e em produtos onde o uso de código de barras não é eficaz.

A tecnologia RFID, por ser mais prática em relação ao código de barras (mais mobilidade, maior segurança na transmissão de dados, tempo de leitura da ordem de 100 milissegundos), vem sendo utilizada no setor industrial, varejo, gerenciamento de bibliotecas, controle de acesso, identificacao animal, manutençao e outros. A Nedap é especialista em soluçoes para o varejo e a Safehouse sua representante exclusiva no Brasil.

Com RFID Nedap , você pode ter controle total sobre o seu estoque a partir do momento em que sua mercadoria chega na loja até o momento em que deixa sua loja. E não apenas às vezes com alguns itens, mas continuamente com seu estoque completo.

Com leitores de RFID nas principais localizações da sua loja – no estoque (loja), na loja, no PDV e na entrada da loja, você sabe exatamente quais itens foram entregues, quais itens já foram movidos para a loja, quai os itens faltantes e até mesmo identificar quais itens estavam prestes a sair da loja sem ser pago. Este insight permite que você evite situações de unidades fora de estoque e assim aumentar as vendas , pois você sempre tem os produtos certos disponíveis para seus clientes.

Para ajudá-lo a conseguir isso, a Safehouse atraves da Nedap oferece o portfólio completo de leitores RFID fixos e móveis de alto desempenho, garantindo uma solução de gerenciamento de estoque baseada em RFID que é escalável e fácil de integrar com sistemas de software de terceiros.

O !D Cloud, plataforma de software RFID da Nedap baseada na nuvem, é desenvolvida especificamente para varejistas para melhorar rapidamente sua precisão estoque em loja para mais de 98%. O !D Cloud é uma camada de integração escalável entre o sistema ERP existente e leitores RFID. Isso significa que não há necessidade de substituir sua infra-estrutura de TI existente, adicionar qualquer nova infra-estrutura na loja ou alterar o sistema ERP atual. Desta forma, o !D Cloud permite que você se beneficie rapidamente da implantação de RFID e para soluções específicas sob medida, o !D Cloud também oferece uma Interface de Programação de Aplicativos (API) aberta com extensa documentação.